A Prefeitura Municipal de Mogeiro, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou uma solenidade no mês alusivo às mulheres.
A solenidade homenageou uma das suas celebridades culturais do artesanato, que se destacou no cenário paraibano no final do ano de 2022, trata-se da mogerense Maria José Lindalva Ramos, a “Mestra Degue”.
“Mestra Degue” é artesã de panelas rústicas, que recebeu esse título pela Lei Canhoto da Paraíba n° 7.694/2004, promovida pelo Governo do Estado no último edital de 2022, sendo incluída no Registo de Mestres da Paraiba.
Com esse reconhecimento, a gestão municipal de cultura de Mogeiro também reconheceu o mérito da “Mestra Degue”, que recebeu uma medalha com seu nome e também terá visibilidade sinalizada na cidade como referência cultural.
De acordo com a gestora municipal de cultura, Ana Clara, “Dona Degue” é um exemplo de empoderamento feminino e resistência cultural a todas as mulheres e artistas que acreditam no próprio potencial e lutam pelo seu reconhecimento. “Inspirações como essa nos impulsionam a continuar trabalhando pelo direito de todos os artistas de Mogeiro serem valorizados e reconhecidos pela sua arte dentro e fora do município”, afirmou Clara.
Outras ações de promoção e difusão da cultura serão executadas com a representatividade da Mestra neste ano, a fim de dar continuidade ao seu processo de evolução artística e crescimento na comercialização da sua arte rústica.