O mês de setembro é marcado pela campanha “Setembro Amarelo”, que busca prevenir cuidados com a saúde mental. A Secretaria de Saúde de Mogeiro realizou nesta quarta-feira (20), uma programação com palestras, ações sociais e rodas de conversas, na quadra da Escola Municipal Iraci Rodrigues.
Durante a palestra, o médico psiquiatra da rede municipal de saúde, Dr. Emerson Serafim, falou sobre a importância de buscar ajuda com um profissional. Já a Coordenadora do NASF e psicóloga , Dra. Karina Thomé, em sua palestra, frisou que o mês da prevenção do suicídio é um momento importante para a sociedade quebrar tabus, em relação aos cuidados da saúde mental.
O funcionamento e quando devemos chamar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foi explanado por meio da Coordenadora da Unidade do SAMU de Mogeiro, Dhébora Conrado. A Coordenadora da Atenção Primária, Sabrina Melisany, falou sobre o papel da coordenação nesta ação do “Setembro Amarelo”. Graciele Silveira, Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, também participou das palestras.
Para a Secretária de Saúde, Renata Silveira, as ações realizadas nesta quarta-feira servem de alerta para aquelas pessoas que precisam de ajuda. “O evento de hoje foi de suma importância para acendermos o alerta necessário sobre este tema tão delicado. Acreditamos que é unindo forças que podemos fazer a diferença e salvar vidas”, disse.
A Secretária Geral Maria Luiza esteve no evento e frisou a importância do momento, em seu discurso. As coordenadoras, Djane Belmira (Agentes de Saúde), Cleidjany Galdino (Imunização e Policlínica) e Fernanda Lima (Unidade Mista) também estiveram no evento com suas equipes, participando das rodas de conversas.
A programação do ‘Setembro Amarelo’ contou com a participação da Secretaria Municipal de Assistência Social com ações de corte de cabelo e maquiagem. A Secretária Executiva, Kalina Lígia, a Secretária da Cultura e Turismo, Ana Clara Souza e o Chefe de Gabinete, Raphael Lira também marcaram presença.