Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
O Dia Mundial sem Tabaco foi celebrado nessa segunda-feira, dia 31, em todo mundo. O dia foi criado para alertar sobre as doenças e mortes relacionadas ao tabagismo. O dia foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
A Secretaria Municipal de Saúde realizou palestra nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), alertando para os riscos do tabagismo à saúde bucal. O alerta serve para combater o câncer de boca e outras tipos de cânceres.
Para a Coordenadora de Saúde Bucal de Mogeiro, Isabelly Ricardo, esses momentos permitem mostrar de forma aberta os perigos causados pelo vício do cigarro. “Nesse dia podemos falar de forma aberta com os pacientes que são dependentes desses vício, mostrando-lhes que a dependência pode ocasionar problemas graves como o câncer bucal e outros cânceres. Com diálogo entre pacientes e profissionais de saúde, podemos melhorar sua qualidade de vida. O prognóstico favorável de algum achado cancerígeno, as formas de tratamento e em muitos casos a cura, caso seja tratado precocemente”, disse.
Os odontólogos João Victor, Huan Andriola, Ana Beatriz e o Odilon Rodrigo foram os responsáveis pelo encontro educativo, em suas respectivas UBS.
A iniciativa simboliza um avanço significativo na valorização da primeira infância, ao fortalecer as práticas de leitura e escrita desde os primeiros anos escolares.
Uma importante iniciativa que reafirma o compromisso do município com um atendimento cada vez mais acolhedor, ético e centrado no ser humano.
O evento teve como tema central “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, promovendo um amplo espaço de diálogo sobre os avanços, desafios e a importância do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) ao longo de duas décadas.