Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Mogeiro recebeu nesta última quarta-feira (20) a visita do Projeto Esperança no Espaço, da cadeia pública do município de Esperança. Eles trouxeram para o município, o telescópio construído por reeducandos da unidade penal que foi idealizado pelo diretor da cadeia, Lindemberg Gonçalves Lima.
Os alunos da rede municipal e populares estavam reunidos na calçada da Igreja Matriz e puderam observar as crateras da lua, os anéis de saturno e as luas de júpiter. Em meio aos olhos atentos, ainda foi permitido observar a passagem da estação espacial chinesa no céu de Mogeiro.
Os telescópios confeccionados artesanalmente são de sobras de tubos e conexões de PVC, além da base que é de madeira. “É gratificante tanto para mim, como para todos que participaram do projeto em ter a oportunidade de levar astronomia até a população das cidades da Paraíba. Quem sabe no futuro, para todo Brasil”, comentou Lindemberg.
O Prefeito Antonio Ferreira, a Secretária de Educação Fátima Silveira também estiveram presentes na visita do telescópio, juntamente com o Secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque e o Gerente Executivo de Ressocialização, João Sitonio Rosas Neto. O Vereador Luciano Domingues, representou a Câmara de Vereadores de Mogeiro.
A professora Juliana Amorim, idealizadora do projeto Da Terra ao Espaço: Um estudo do espaço astronômico para além dos livros, também participou do momento. As Secretárias Ana Clara Souza (Cultura e Turismo) e Kalina Lígia (Executiva) também estiveram presentes junto com o Chefe de Gabinete do município, Raphael Lira.
O evento, que já se consolidou no calendário festivo da cidade, reuniu cavaleiros, amazonas, famílias e visitantes em um dia repleto de tradição, fé e muita música.
O evento acontecerá no Centro de Eventos de Mogeiro, das 8h às 16h, reunindo representantes da sociedade civil, gestores públicos e demais segmentos sociais.
A ação buscou garantir oportunidades igualitárias, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e sensível às diferenças.