Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
A Secretaria de Saúde de Mogeiro, através da Coordenação de Epidemiologia, confirmou neste sábado (25) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus na cidade. Trata-se de um homem, de 45 anos.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente possui comorbidades associadas e encontra-se internado em um hospital de João Pessoa sob os cuidados da unidade e está sendo monitorado pela equipe de saúde do município. Ele não teve contato com parentes.
O homem apresentou os primeiros sintomas no dia 16 de abril e foi testado para covid-19 na última terça-feira (21), dando positivo. Um novo exame para contra-prova foi realizado, confirmando o diagnóstico. “O resultado da contra-prova foi divulgado neste sábado e com isso temos o primeiro caso de um morador do nosso município”, explicou a secretária Esther Cabral.
Esther informou também que o caso não foi incluído no Boletim da Secretaria Estadual de Saúde como de Mogeiro porque o cartão do SUS do paciente estava desatualizado.
A secretária ainda fez um esclarecimento relacionado aos questionamentos da população sobre a identificação do paciente. “Somos profissionais que prezamos por respeito, ética e veracidade dos fatos. Então, serei bem clara e objetiva: estamos trabalhando nos baseando na Portaria n° 356 do Ministério da Saúde publicada em 11 de Março de 2020 que em seu Artigo 13 assegura o direito ao sigilo das informações pessoais”, esclareceu.
O prefeito Alberto Ferreira comentou a situação e pediu a população que fique em casa. “Infelizmente, tivemos o primeiro caso da covid-19 em um morador da nossa cidade, mas fiquem tranquilos pois o caso de contaminação aconteceu em João Pessoa e o paciente segue internado, sem contato com os nossos moradores. Em Mogeiro, seguimos implementando todas as ações necessárias e pedindo a todos que fiquem o máximo possível em casa, pois essa é a melhor forma de enfrentarmos essa doença”, disse.
Neste domingo (26), em novo boletim epidemiológico divulgado pela Coordenação de Epidemiologia, o município possui 01 caso suspeito, 03 monitorados, 01 confirmado e 02 descartados.
A iniciativa integra o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, e reuniu gestores e representantes de diversas cidades para discutir ações voltadas ao fortalecimento do setor turístico no estado.
Nesta nova etapa, foram entregues tablets aos profissionais das equipes de saúde, garantindo que todos os postos âncora do município estejam agora totalmente informatizados e conectados ao prontuário eletrônico dos usuários.
O concurso reúne projetos de diferentes áreas do conhecimento e reconhece os trabalhos que apresentam criatividade, relevância social e potencial de impacto real na comunidade.