Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
O evento teve como objetivo debater políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade, equidade e participação social.
A cidade de Mogeiro promoveu nesta quarta-feira (11) a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento teve como objetivo debater políticas públicas voltadas ao envelhecimento com dignidade, equidade e participação social.
Organizada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, a conferência reuniu autoridades, profissionais da área e representantes da sociedade civil. O momento contou com uma apresentação especial do Grupo Renascer, formado por mulheres da terceira idade de Mogeiro, que levaram ao público uma animada quadrilha junina, em clima de São João, mostrando que envelhecer com qualidade de vida também é celebrar a cultura e a alegria de viver.
A secretária Juliana Maria destacou a importância do encontro para o fortalecimento das políticas públicas voltadas à população idosa.“A Conferência é um espaço democrático de escuta, de diálogo e de construção. Nosso compromisso é garantir que as pessoas idosas de Mogeiro tenham seus direitos respeitados e participem ativamente das decisões que impactam suas vidas”, afirmou Juliana.
A conferência teve como tema central “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, e contou com a palestra do representante do Governo do Estado, Marcos Cabral, que trouxe reflexões sobre os desafios e avanços nas políticas públicas voltadas ao público idoso.
Também estiveram presentes a presidente do Conselho da Pessoa Idosa de Mogeiro, Marilene, e o vice-presidente, Cássio Albertini. A vereadora Maria Inês participou representando a Câmara Municipal e também como membro atuante do Conselho.
A mesa de autoridades contou ainda com a presença do chefe de Gabinete, Alyf Santos; do subsecretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jadyel Ramos; da superintendente da Unidade Mista de Saúde, Kalina Lígia; do gerente do Programa Saúde na Escola (PSE), Silvan Regis; da secretária de Gabinete, Patrícia Veloso; e da gerente de Artes da Cultura, Mariinha Sousa.
A ação faz parte do Programa de Distribuição de Sementes, uma iniciativa do Governo da Paraíba, em parceria com a EMPAER e com o apoio da gestão municipal.
Ao todo, foram registradas 20 ocorrências, divididas em diferentes tipos de urgência.
Os veículos são totalmente montados e equipados, e irão garantir mais segurança, conforto e mobilidade no transporte escolar, especialmente para os estudantes que residem em áreas de difícil acesso.