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Estudantes de Mogeiro são premiados em concurso científico da UFPB

O concurso reúne projetos de diferentes áreas do conhecimento e reconhece os trabalhos que apresentam criatividade, relevância social e potencial de impacto real na comunidade.

Por Assessoria

14/10/25 12:33 | Atualizado há 7 horas

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Mogeiro mais uma vez se destaca no cenário educacional paraibano! Estudantes do 9º ano da rede municipal foram premiados no Concurso Talento Científico Jovem, uma competição promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que busca incentivar a iniciação científica entre alunos da Educação Básica. Os prêmios foram entregues nesta sexta-feira (10).

Com o objetivo de popularizar a ciência e despertar o interesse pela pesquisa, o concurso reúne projetos de diferentes áreas do conhecimento e reconhece os trabalhos que apresentam criatividade, relevância social e potencial de impacto real na comunidade.

Na categoria Intermunicipal, Anos Finais, Biologia e Saúde, Mogeiro foi premiado com três projetos de destaque:

Desenvolvimento de jogos pedagógicos para promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Autores: Linaldo Luiz de Oliveira, Davilla Claricy Maria da Silva Bezerra, Maria Jardiele Silva Andrade e Nikesia Vitória Félix Borges

Inovação sustentável na alimentação de camarões: desenvolvimento de alimentador automatizado para pequenos produtores. Autores: Linaldo Luiz de Oliveira, Ingrid Rinco da Silva, Rômulo de Oliveira Batista Júnior e Ronaldy José Conceição Barbosa

Desafios nutricionais de bovinos no Agreste paraibano: propostas de manejo alimentar em períodos de seca. Autores: Linaldo Luiz de Oliveira, Guilherme Augusto de Menezes Luna, José Elias Ryllen Silva Santos e Lorenna Vitória da Silva Santos

Os três trabalhos, desenvolvidos por alunos do 9º ano, demonstram o compromisso da educação mogeirense com a formação científica e o protagonismo juvenil, evidenciando o talento e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos. A premiação reafirma o potencial das escolas municipais de Mogeiro em promover uma aprendizagem significativa, conectada à realidade local e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.