Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
O concurso reúne projetos de diferentes áreas do conhecimento e reconhece os trabalhos que apresentam criatividade, relevância social e potencial de impacto real na comunidade.
Mogeiro mais uma vez se destaca no cenário educacional paraibano! Estudantes do 9º ano da rede municipal foram premiados no Concurso Talento Científico Jovem, uma competição promovida pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) que busca incentivar a iniciação científica entre alunos da Educação Básica. Os prêmios foram entregues nesta sexta-feira (10).
Com o objetivo de popularizar a ciência e despertar o interesse pela pesquisa, o concurso reúne projetos de diferentes áreas do conhecimento e reconhece os trabalhos que apresentam criatividade, relevância social e potencial de impacto real na comunidade.
Na categoria Intermunicipal, Anos Finais, Biologia e Saúde, Mogeiro foi premiado com três projetos de destaque:
Desenvolvimento de jogos pedagógicos para promover a inclusão de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Autores: Linaldo Luiz de Oliveira, Davilla Claricy Maria da Silva Bezerra, Maria Jardiele Silva Andrade e Nikesia Vitória Félix Borges
Inovação sustentável na alimentação de camarões: desenvolvimento de alimentador automatizado para pequenos produtores. Autores: Linaldo Luiz de Oliveira, Ingrid Rinco da Silva, Rômulo de Oliveira Batista Júnior e Ronaldy José Conceição Barbosa
Desafios nutricionais de bovinos no Agreste paraibano: propostas de manejo alimentar em períodos de seca. Autores: Linaldo Luiz de Oliveira, Guilherme Augusto de Menezes Luna, José Elias Ryllen Silva Santos e Lorenna Vitória da Silva Santos
Os três trabalhos, desenvolvidos por alunos do 9º ano, demonstram o compromisso da educação mogeirense com a formação científica e o protagonismo juvenil, evidenciando o talento e a dedicação dos estudantes e professores envolvidos. A premiação reafirma o potencial das escolas municipais de Mogeiro em promover uma aprendizagem significativa, conectada à realidade local e comprometida com o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
A iniciativa busca fortalecer os saberes locais, promover o acesso à informação e valorizar a comunicação como ferramenta essencial para a defesa da vida e da saúde da população quilombola.
As ações contemplaram palestras educativas, orientações sobre higiene bucal, aplicação tópica de flúor e a entrega de kits de higiene contendo escova, creme dental e fio dentário.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer a atuação desses profissionais, que são peças fundamentais no cuidado e na prevenção em saúde dentro do município.