Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
O Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Mogeiro, realizou nesta terça-feira(16), o I Fórum Municipal de Cultura para apresentar a Lei Paulo Gustavo (LPG).
A Secretária Municipal de Cultura e Turismo, Ana Clara, juntamente com a assessora técnica de Cultura, Clévia Paz, mostraram os passos de como se inserir na LPG. O evento foi aberto ao público cultural e sociedade em geral.
Dez prioridades foram apresentadas pelo público para serem executadas com os recursos da Lei Paulo Gustavo. Dentre as prioridades estão produções audiovisuais, formação de oficinais de artesanato e apresentações de artistas locais em praça pública.
Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo foi criada para auxiliar os trabalhadores da cultura durante a pandemia causada pela Covid-19. Os repasses de recursos do Fundo Nacional de Cultura (FNC) vão atender municípios, estados e o Distrito Federal para a produção de eventos culturais. A lei presta uma homenagem ao ator Paulo Gustavo, que morreu em maio de 2021, em função de complicações da Covid-19.
Os recursos serão liberados para atender projetos do setor Audiovisual e de áreas culturais e artísticas, por meio do desenvolvimento de atividades de economia criativa e solidária, financiamento de agentes culturais, cursos, produções e manifestações culturais e organizações culturais comunitárias que suspenderam suas atividades por conta das medidas de isolamento social durante a pandemia.
A ação buscou garantir oportunidades igualitárias, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e sensível às diferenças.
A ação faz parte do Programa de Distribuição de Sementes, uma iniciativa do Governo da Paraíba, em parceria com a EMPAER e com o apoio da gestão municipal.
Ao todo, foram registradas 20 ocorrências, divididas em diferentes tipos de urgência.