O Quilombo Matão recebeu no último domingo (6) a visita do Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Mogeiro. O Desenvolvimento e fortalecimento do turismo local foram pautas entre a Secretária Ana Clara e os líderes da comunidade quilombola.
A receptividade foi acalorada pelo som dos tambores e a dança típica do grupo cultural ‘Olodum do Matão’. Durante as conversas , propostas de apoio a estruturação desse grupo também foram abordadas. O artesanato e a gastronomia também foram indicados como potenciais atrativos para o turismo no local.
A proposta apresentada pelo Departamento de Cultura e Turismo da Prefeitura de Mogeiro é a partir da mobilização e o trabalho conjunto da comunidade, como apoio e as parcerias com instituições públicas e iniciativas privadas. A criação de uma rota rural de visitação turística e inseri-lá no roteiro das principais agências de turismo rural disponíveis, também foram pautadas.
Esse projeto que ainda está em processo de sensibilização com os quilombolas, passará por várias fases importantes até ficar pronto para receber os turistas. Serão realizadas muitas formações, adaptações estruturais e promoções para que o Quilombo possa se tornar um dos lugares mais desejados pelos turistas que buscam aventura natural e novas experiências.
O encontro trouxe esperança de desenvolvimento e fortalecimento para Rosângela Paiva, Presidente da Associação da Comunidade. “Que a gente consiga ter uma assistência positiva e que as políticas públicas se concretizem de forma eficaz, possibilitando condições de crescimento e evolução no nosso Matão”, disse.
Atualmente, cerca de 40 famílias residem na comunidade. A agricultura também é uma das principais fontes de subsistência do Quilombo Matão.
As Assessoras Técnicas da Cultura e Turismo, Mariinha Souza e Clévia Paz, acompanharam a visita.