Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
O projeto Bombeiros na Escola formou cerca de 30 alunos da turma do 9º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Iraci Rodrigues de Farias Melo. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (20), no Centro de Evento do município de Mogeiro.
Prevenção e combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes domésticos foram alguns pontos visto nas aulas com conteúdos teóricos e práticos, ministradas por profissionais da 6ª Companhia de Bombeiros Militar da Paraíba, sediada em Itabaiana. O projeto visa o desenvolvimento da educação preventiva e crescimento didáticos para os participantes.
Para o instrutor do curso, o 3º Sargento Marcelo José, o projeto agrega valores para a vida daqueles alunos que tem a oportunidade de participar. “Trazemos as noções de como prestar os primeiros socorros e uma gama de conhecimentos para que eles possam, em uma real necessidade do dia-a-dia, cotidiano de cada um, eles possam utilizar os conhecimentos para salvar vida”, comentou.
A Secretária Municipal de Educação, Fátima Silveira, também participou da solenidade de entrega dos certificados aos alunos participantes do projeto. Para ela, o momento foi de grande importância para todos. “O Projeto Bombeiro na Escola é importante porque proporciona aos alunos, além da informação a respeito das noções de primeiros socorros em diferentes circunstâncias, o curso trás vivências que forma o aluno para a vida. É a escola cumprindo com sua função social”, disse.
– Projeto Bombeiros na Escola
Inicialmente desenvolvido em Campina Grande, em 2008, o projeto chegou a todo o Estado em 2014, com o objetivo de transmitir informações preventivas para estudantes da rede pública. Isso acontece em 16 encontros, nos quais o bombeiro militar vai até a escola e disseminar conhecimentos de Prevenção e Combate a Incêndio, Primeiros Socorros, Defesa Civil, Prevenção a Acidentes Domésticos e de Trânsito, Comportamento em Meio Aquático e Erradicação das Drogas.
A iniciativa integra o Programa de Regionalização do Turismo (PRT), do Ministério do Turismo, e reuniu gestores e representantes de diversas cidades para discutir ações voltadas ao fortalecimento do setor turístico no estado.
Nesta nova etapa, foram entregues tablets aos profissionais das equipes de saúde, garantindo que todos os postos âncora do município estejam agora totalmente informatizados e conectados ao prontuário eletrônico dos usuários.
O concurso reúne projetos de diferentes áreas do conhecimento e reconhece os trabalhos que apresentam criatividade, relevância social e potencial de impacto real na comunidade.