Aumentar fonte
Diminuir fonte
Contraste
Mogeiro recebeu nesta última quarta-feira (20) a visita do Projeto Esperança no Espaço, da cadeia pública do município de Esperança. Eles trouxeram para o município, o telescópio construído por reeducandos da unidade penal que foi idealizado pelo diretor da cadeia, Lindemberg Gonçalves Lima.
Os alunos da rede municipal e populares estavam reunidos na calçada da Igreja Matriz e puderam observar as crateras da lua, os anéis de saturno e as luas de júpiter. Em meio aos olhos atentos, ainda foi permitido observar a passagem da estação espacial chinesa no céu de Mogeiro.
Os telescópios confeccionados artesanalmente são de sobras de tubos e conexões de PVC, além da base que é de madeira. “É gratificante tanto para mim, como para todos que participaram do projeto em ter a oportunidade de levar astronomia até a população das cidades da Paraíba. Quem sabe no futuro, para todo Brasil”, comentou Lindemberg.
O Prefeito Antonio Ferreira, a Secretária de Educação Fátima Silveira também estiveram presentes na visita do telescópio, juntamente com o Secretário de Estado da Administração Penitenciária, João Alves de Albuquerque e o Gerente Executivo de Ressocialização, João Sitonio Rosas Neto. O Vereador Luciano Domingues, representou a Câmara de Vereadores de Mogeiro.
A professora Juliana Amorim, idealizadora do projeto Da Terra ao Espaço: Um estudo do espaço astronômico para além dos livros, também participou do momento. As Secretárias Ana Clara Souza (Cultura e Turismo) e Kalina Lígia (Executiva) também estiveram presentes junto com o Chefe de Gabinete do município, Raphael Lira.
Nesta nova etapa, foram entregues tablets aos profissionais das equipes de saúde, garantindo que todos os postos âncora do município estejam agora totalmente informatizados e conectados ao prontuário eletrônico dos usuários.
O concurso reúne projetos de diferentes áreas do conhecimento e reconhece os trabalhos que apresentam criatividade, relevância social e potencial de impacto real na comunidade.
Desta vez, os serviços estão sendo realizados nas comunidades da Serra do Cabral e Granjeiro, garantindo melhores condições de tráfego e segurança para quem transita pelas vias.