Secretaria de Saúde confirma primeiro caso positivo do novo coronavírus em Mogeiro

A Secretaria de Saúde de Mogeiro, através da Coordenação de Epidemiologia, confirmou neste sábado (25) o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus na cidade. Trata-se de um homem, de 45 anos.

De acordo com a Secretaria de Saúde, o paciente possui comorbidades associadas e encontra-se internado em um hospital de João Pessoa sob os cuidados da unidade e está sendo monitorado pela equipe de saúde do município. Ele não teve contato com parentes.

O homem apresentou os primeiros sintomas no dia 16 de abril e foi testado para covid-19 na última terça-feira (21), dando positivo. Um novo exame para contra-prova foi realizado, confirmando o diagnóstico. “O resultado da contra-prova foi divulgado neste sábado e com isso temos o primeiro caso de um morador do nosso município”, explicou a secretária Esther Cabral.

Esther informou também que o caso não foi incluído no Boletim da Secretaria Estadual de Saúde como de Mogeiro porque o cartão do SUS do paciente estava desatualizado.

A secretária ainda fez um esclarecimento relacionado aos questionamentos da população sobre a identificação do paciente. “Somos profissionais que prezamos por respeito, ética e veracidade dos fatos. Então, serei bem clara e objetiva: estamos trabalhando nos baseando na Portaria n° 356 do Ministério da Saúde publicada em 11 de Março de 2020 que em seu Artigo 13 assegura o direito ao sigilo das informações pessoais”, esclareceu.

O prefeito Alberto Ferreira comentou a situação e pediu a população que fique em casa. “Infelizmente, tivemos o primeiro caso da covid-19 em um morador da nossa cidade, mas fiquem tranquilos pois o caso de contaminação aconteceu em João Pessoa e o paciente segue internado, sem contato com os nossos moradores. Em Mogeiro, seguimos implementando todas as ações necessárias e pedindo a todos que fiquem o máximo possível em casa, pois essa é a melhor forma de enfrentarmos essa doença”, disse.

Neste domingo (26), em novo boletim epidemiológico divulgado pela Coordenação de Epidemiologia, o município possui 01 caso suspeito, 03 monitorados, 01 confirmado e 02 descartados. Os boletins podem ser acessar na página especial da Prefeitura de Mogeiro sobre o coronavírus, disponível abaixo:

⇒ MOGEIRO NO COMBATE AO CORONAVÍRUS


PRONUNCIAMENTO DA SECRETARIA DE SAÚDE

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Secretaria de Saúde de Mogeiro (@secsaudemogeiro) em

COMPARTILHAR